top of page

Instituto Manilkara dá início a novo projeto de manutenção de bicicletas

Com aporte do Fundo de Sustentabilidade Hydro, Projeto MontaBike propõe geração de renda a jovens em situação de vulnerabilidade



O Instituto Manilkara foi aprovado, em agosto de 2023, na chamada de Projetos de  Base Comunitária II, parte das chamadas públicas da Plataforma Conexões Sustentáveis, com financiamento do Fundo de Sustentabilidade Hydro. O objetivo com o projeto “Montagem e Manutenção de Bikes”, é capacitar jovens, prioritariamente em situação de vulnerabilidade, no processo de montagem e manutenção de bicicletas para a geração de renda.


No mês de setembro, reunimos com lideranças das comunidades Água Verde e Novo Horizonte, no município de Barcarena, no Pará. Falamos do projeto, firmamos parceria e pedimos apoio na busca do público alvo, que são jovens a partir de 17 anos completos, que estão fora do mercado de trabalho, concluindo o ensino médio ou que não estão estudando.


Em outubro e novembro divulgamos o projeto em rede social e visitamos escolas públicas de nível médio para falar com os jovens. As visitas foram muito produtivas. Além disso, disponibilizamos um formulário de inscrição online, para que os jovens pudessem se inscrever pelo celular. Recebemos 27 respostas. Já no início de dezembro, precisamente no dia 09/12, iniciamos oficialmente as atividades com a aplicação de um questionário socioeconômico para diagnóstico da situação dos alunos inscritos.  As aulas começaram no dia 12 de dezembro.


Importante destacar a parceria das comunidades e todo o apoio do professor, empresário e técnico em montagem e manutenção de bicicletas, Willian Rodrigues Cavalcante Mesquita, da Will Bikes, que vai ministrar as aulas teóricas na sala de aula do Instituto e depois as práticas em sua oficina, Wil Bikes. 


No espaço do Instituto, também teremos uma oficina de apoio para as aulas práticas. Para isso, foram necessárias adaptações no espaço físico, com reformas e compra de materiais para sala de aula. 


Fundo de Sustentabilidade Hydro


O Fundo de Sustentabilidade Hydro – FUNDO é uma organização sem fins lucrativos criada em 2019 pelas empresas Norsk Hydro Brasil Ltda, Albras – Alumínio Brasileiro SA e Alunorte – Alumina do Norte do Brasil AS, na cidade de Barcarena, no Pará, com a missão de investir recursos voltados ao desenvolvimento sustentável local. A Plataforma Conexões Sustentáveis é realizada através da parceria do FUNDO com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e USAID, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. 



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page